Santo André abre chamamento para retomar pedalinho do Parque do Pedroso

Um dos símbolos andreenses das décadas de 1970 e 1980 está mais perto de retornar. A Prefeitura de Santo André, através abriu chamamento público para empresa interessada em instalar e explorar o pedalinho no Parque Natural Municipal do Pedroso.

O edital prevê, entre outras necessidades, que a empresa vencedora faça a operação da atração e execute a construção do deque onde será instalado o equipamento. A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para dia 10 de janeiro de 2024. Considerando que todos os trâmites sejam realizados dentro do período projetado, a expectativa do Semasa é que o pedalinho seja entregue e aberto à população no mês de aniversário de Santo André, em abril de 2024.

O novo pedalinho do Pedroso estará inserido na área de uso intensivo do parque, localizado ao lado da ponte amarela, principal acesso do local e junto à área das churrasqueiras. Desativado em meados da década de 1990, o antigo pedalinho teve sua operação interrompida, pois a água dos lagos do Pedroso era utilizada para abastecimento público. Em 2019, com a concessão dos serviços de água e esgoto à Sabesp, a captação foi interrompida, possibilitando a retomada da atração.

A modalidade da licitação é do tipo ‘outorga de permissão onerosa’, ou seja, o poder público concede ao ente privado o direito de explorar o local, nos moldes definidos pelo edital, e exige o pagamento de uma contrapartida. O serviço a ser prestado inclui o fornecimento de, no mínimo, seis barcos do tipo pedalinho, coletes salva-vidas, barco salva-vidas com motor, pessoal habilitado para a execução do serviço, contratação de seguro, bem como a manutenção, conservação e guarda das embarcações. A implantação do deque já conta com licença ambiental emitida pela Cetesb. A contratação será de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período a critério da autarquia. O edital está disponível no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).