Qualidade de vida dos moradores de Diadema tem melhora com o Revitaliza

Segunda etapa do programa está investindo R$ 10,5 milhões na revitalização de 46 núcleos habitacionais

O programa Revitaliza Diadema funcionou a pleno vapor neste ano em que entrou em sua segunda etapa com investimentos de R$ 10,5 milhões em ações de melhorias urbanas em 46 núcleos habitacionais.

Algumas melhorias realizadas pelo Revitaliza são a reforma de centros comunitários, pavimentação das vias, construção ou revitalização de escadarias e de praças, instalação de parque infantil e bancos, implantação de guarda-corpos e corrimãos, além de serviços em galerias, bocas de lobo e canaletas.

Cláudia Bastos, diretora de Planejamento Habitacional da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, disse que neste ano o programa realizou ações pontuais em dezenas de núcleos habitacionais, e em seis deles foram realizadas obras com intervenções mais gerais.

“O resultado é a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com mais áreas de lazer, melhor acessibilidade e condições mais seguras de moradia. Nesses seis núcleos foram beneficiadas 1.181 famílias”, disse ela.

No Jardim das Praias, na região do Casa Grande, foi realizado recapeamento asfáltico e obras de drenagem, houve a recuperação da quadra e do parquinho infantil, foram implantadas pista de caminhada e academia ao ar livre, e instalada iluminação pública com lâmpadas LED, beneficiando 360 famílias.

No Centro Comunitário Iguassú, em Eldorado, as 129 famílias viram a reforma na edificação do forro, troca do piso e do revestimento, recuperação dos sistemas elétrico e hidráulico, ampliação do deck, atualização da acessibilidade, instalação de parquinho infantil e nova pintura.

A intervenção no Jardim da Liberdade, também em Eldorado, contou com pavimentação em concreto, recuperação da escadaria, instalação de drenagem, colocação de corrimão, reforma da quadra, instalação de parquinho infantil, recuperação da praça e implementação de estacionamento. As obras beneficiaram cerca de 100 famílias.

As 340 famílias do Conjunto Habitacional Júpiter, no Serraria, ganharam área de lazer e eco ponto no condomínio, que foi totalmente cercado.

No Loteamento de Interesse Social Gema-Recanto Feliz, no Campanário, as famílias que moram nos 220 lotes, foram contempladas com obras de drenagem e construção do muro de arrimo.

E no Núcleo Habitacional Ressurreição, também no Campanário, foram implantadas rede de esgoto e drenagem, e realizadas pavimentação asfáltica e em concreto, beneficiando 32 famílias.

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda, explicou que o programa Revitaliza vai além de promover melhorias por meio de obras. “Buscamos uma melhoria das condições de habitabilidade das famílias dos núcleos, que podem utilizar espaços públicos de mais qualidade, que respeitam a condição de cidadão do morador de Diadema”, afirmou.