Grande ABC inicia construção de Plano Regional LGBTQIA+

O Consórcio Intermunicipal do ABC reuniu o movimento social regional e gestores públicos para definir, de forma conjunta, uma perspectiva de construção participativa do Plano Regional de Políticas Públicas LGBTQIA+ do Grande ABC.

Iniciativa do Grupo de Trabalho LGBTQIA+ do Consórcio ABC, o plano será elaborado conforme os seguintes eixos: Educação, Assistência, Inclusão Social e Direitos Humanos, Saúde, Trabalho, Renda e Geração de Emprego, Cultura, Esporte e Lazer, Segurança Pública e Habitação.

O objetivo é nortear as ações governamentais de acordo com as reais necessidades da população LGBTQ IA+. Para isso, o processo está aberto a sugestões de propostas da sociedade civil. As contribuições serão avaliadas e aprovadas em evento presencial aberto ao público.

Coordenador do GT LGBTQIA+, Robson de Carvalho, ressaltou a importância de reconhecer a necessidade da construção e existência de políticas públicas direcionadas a determinados grupos discriminados sociopolítica e economicamente.

“As populações de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queers, intersexuais, assexuais, dentre outras precisam ter sua visibilidade ampliada para poderem evidenciar suas particularidades e necessidades, rompendo com tabus e preconceitos que, ainda hoje, estão presentes em nosso cotidiano. Esse aspecto dialoga com a necessidade de visibilidade e com as vulnerabilidades que assolam a nossa comunidade”, afirmou.

Por isso, defendeu, o Plano Regional pode apontar diretrizes que possibilitem a atenuação dessas vulnerabilidades e apontar ações podem se tornar políticas sociais se consistirem em ações temporárias ou permanentes para assegurar o direito de cidadania.

A consulta pública ficará disponível até 16 de fevereiro de 2024. Para sugerir propostas regionais acesse: https://docs.google.com/forms/d/1cjplUy0b8SZHruTl9LM5QQakevlExxr9oJX4mn5oUCk/viewform?edit_requested=true