Zonas Azuis e Sustentabilidade

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

5 de Janeiro

Normalmente, a Sustentabilidade em seus mais frequentes diálogos costuma privilegiar pautas com enfoque mais ambiental, acabando por não trazer à tona a relação existente entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com medidas que tenham como finalidade colocar a população num outro nível de saúde e longevidade.

Ao inserirmos este item em nosso radar, observamos pontos que agregam quando nos arriscamos a falar sobre as cidades inteligentes, considerando a disseminação do conceito de “zonas azuis”, termo cunhado pelo escritor norte americano Dan Buettner para denominar os locais onde há maior expectativa de vida, com habitantes que não somente chegam aos 100 anos, mas superam esta idade.

Claramente, há vontade de estudar estas áreas para que possamos ter regiões como estas implementadas em maior escala, de modo que tais ambientes possuam o avanço da sociedade 5.0 e consigam além de vida longeva, harmonia com meio ambiente, possibilitando diminuição de gastos públicos com saúde.

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes

Marcelo Bermudes é Especialista em Gestão E Tecnologias Ambientais pela USP, Especialista em Gestão de Projetos pela FGV. Proprietário do site Projeto-Processo, palestrante, profissional da indústria há mais de 15 anos. http://projeto-processo.com.br