Em sua segunda experiência fora do Brasil (antes, a locomotiva havia realizado quatro jogos nos Emirados Árabes em 2016), o Grêmio Mauaense tem realizado uma série de treinos e amistosos na Turquia, iniciando assim a pré-temporada do elenco com vistas à participação do time no campeonato paulista e claro, na busca por parcerias e negócios para o clube de Mauá. Tanto a diretoria como os jogadores e comissão técnica ficarão na Turquia por cerca de 30 dias, podendo ser estendido para mais um período em Dubai, nos Emirados.
Articuladas pelos empresários Gustavo Perez, Rodrigo dos Santos, Kesley Huynh Alves, Wagner Oliveira e Simon Petrik, outras viagens ao exterior estão sendo avaliadas pelos dirigentes do clube. Segundo Reinaldo Rodrigues, o Feijão, Presidente do Grêmio, é possível que após a disputa do Paulista da 5º divisão a equipe se apresente na Austrália e Estados Unidos. Há inclusive a possibilidade de uma parceria do Grêmio Mauaense com a YSDA – Youth Soccer Development Academy.
Enquanto espera as orientações da FPF (Federação Paulista de Futebol) sobre a fórmula de disputa e demais definições acerca da 5º divisão, a diretoria fechou com o treinador Marcos Bruno, que comandará a locomotiva no campeonato Paulista. A entidade máxima do futebol paulista ainda não se pronunciou acerca da convocação do Conselho Arbitral da competição.
Amistosos no exterior
Além das boas perspectivas na organização do clube fora das quatro linhas, o Grêmio pode surpreender também dentro de campo. Até o momento, a equipe do Grande ABC realizou três partidas amistosas, somando uma vitória, um empate e uma derrota. Na primeira partida disputada em solo turco, a locomotiva fez 3×2 no FC Suhareka, de Kosovo (gols de Bocão, Maikon e Bahia), dia 16. O confronto seguinte, contra o FC Aktobe, do Cazaquistão terminou em 1×1 no sábado (20); o tento do Grêmio foi anotado por Leonardo. O único revés do Mauaense foi para o Nasaf do Uzbequistão. Jogando na terça-feira (23), a locomotiva foi derrotada pela contagem mínima.