O CRAS Centro-Oeste organizou reunião de articulação de rede para discutir as necessidades das mulheres que sofreram violência doméstica em Diadema, com representantes da Santa Casa de Diadema, da Casa da Economia Solidária, da Casa Beth Lobo, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria de Cultura de Diadema.
A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Sheila Onório, esclareceu que a articulação feminina na política facilita a criação de projetos integrados. “Agora fazendo parcerias com as secretarias e com a rede, que ajuda a esboçar projetos e a prestar auxílios de forma incisiva”, afirmou Sheila. “Esse panorama abriu portas para aproximação entre redes de assistência, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e serviços de mulheres em situação de violência.”
A coordenadora da Casa Beth Lobo, Amanda dos Santos, explicou que essas articulações são importantes com o propósito de fortalecer a rede de serviços de apoio às mulheres em situação de violência. “Compreendemos que a Casa Beth Lobo é uma parte importante nessa rede, no entanto para o combate à violência é essencial a interlocução com outras políticas e agentes da rede”, reiterou Amanda.
“É essencial que todos serviços tenham a percepção de gênero e saibam como acolher uma mulher em situação de violência para que não ocorra a revitimização e a desmotive no processo de rompimento da violência”, concluiu.
Essas reuniões de articulação em rede irão acontecer a cada dois meses no CRAS – Centro Oeste até Dezembro.