Concretizado há dois anos na cidade, o Centro de Excelência Esportiva, programa de sucesso em funcionamento na Arena Olímpica de São Bernardo, se consolidou como referência no país, atraindo atletas de alto rendimento até de outros Estados e nacionalidades, de Rondônia, Ceará e Maranhão a Burkina Faso, na África. Em ano de Jogos Olímpicos, marcado para Paris em julho, o espaço alia estrutura, resultados e alimenta sonhos. Ao todo, são 140 atletas no projeto, na faixa etária entre 14 e 21 anos, sendo, destes, 70 do Atletismo e mais 70 do Judô.
O Centro de Excelência é coordenado pela Prefeitura de São Bernardo, em convênio firmado com o governo do Estado de São Paulo. A iniciativa trata da formação de jovens atletas com potencial de medalhas em competições nacionais e internacionais. O investimento no custeio e manutenção do programa se dá no valor de cerca de R$ 5 milhões. Desde junho de 2021, o projeto então denominado Atletas do Futuro foi acolhido pela cidade, quando deixou o Complexo do Ibirapuera – que entrou em processo de concessão -, depois de décadas em andamento na Capital. Na ocasião, 60 atletas migraram para São Bernardo. O Centro foi iniciado com objetivo de estimular atividades de alta performance para novas gerações de atletas no Estado.
Advindo do Centro de Excelência, o atleta Samuel Conceição já garantiu vaga para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. Em agosto, ele se sagrou campeão nos 400 metros rasos, categoria T20 no Mundial de Atletismo Paralímpico 2023, na França. O resultado já assegurou a ele vaga para disputar a competição que está entre as mais cobiçadas entre os atletas, marcada para agosto.