GCM de São Caetano vai utilizar câmera de monitoramento das viaturas integradas ao CGE

A Secretaria de Segurança de São Caetano, acaba de firmar convênio com o Governo do Estado para integrar a Plataforma Muralha Paulista (Detecta aperfeiçoado e com mais ferramentas de dados) ao sistema de videomonitoramento integrado do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

São Caetano irá integrar as câmeras de videomonitoramento instaladas nas viaturas da GCM aos sistemas Muralha Paulista e Córtex, já existentes no CGE. São 35 viaturas (32 da GCM e três da Polícia Militar) com câmeras instaladas.

Entre as principais mudanças com a instalação dos sistemas está o acréscimo substancial no banco de dados de veículos (produtos de furto e roubo) e, até mesmo, de pessoas físicas com irregularidades diversas com a Justiça.

O comandante da GCM, Douglas Bispo dos Santos, comemorou a instalação das plataformas. “Com a tecnologia a favor das Forças de Segurança, o policial, principalmente aquele que está fazendo ronda nas ruas, terá mais ferramentas para trabalhar, com maior agilidade nas informações e, consequentemente, poderá apresentar ainda mais excelência em seu trabalho”, finalizou.

O Sistema Córtex é uma tecnologia de inteligência artificial que usa a leitura de placas de veículos captadas por milhares de câmeras viárias espalhadas por rodovias, pontes, túneis, ruas e avenidas país afora para rastrear alvos móveis em tempo real.

O major Eduardo Fernandes Gonçalves falou sobre o Projeto Piloto em São Caetano. “Trata-se de uma parceria entre Estado e Município, em que parte das informações fica em São Caetano, como câmeras e sensores, e parte vai para o Estado, como base de dados e formações de conhecimento. Hoje, aqui, estamos juntando essas duas pontas para auxiliar ainda mais a cidade e, com isso, a GCM passa a ter acesso a uma série de informações por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que até o momento não tinha” completou o Major Eduardo.