Hoje é dia de Basílio no Memofut

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

1 de Março

A 161ª reunião do Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) acontece neste sábado (02), a partir das 8h30, no estádio do Pacaembu. O auditório ‘Armando Nogueira’ receberá em mais uma oportunidade os participantes do grupo, num conjunto composto de pesquisadores e entusiastas do esporte bretão. No encontro de hoje, a ilustre presença do ‘escolhido’, do pé de anjo, autor do gol mais comemorado da história corintiana, o redentor de uma nação, que atende pelo nome de Basílio.

O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) foi fundado em 2007 com a missão de apoiar e preservar a memória do futebol brasileiro. Segue abaixo a agenda do encontro de hoje, enviada pelo amigo Alexandre Andolpho Silva, Coordenador do Memofut.

Reunião de hoje no Pacaembu receberá a presença do ‘Pé de Anjo’ da Fiel, Basílio. O gol marcado por João Roberto Basílio na noite de 13 de outubro de 1977 acabou com o maior jejum de títulos entre os grandes clubes brasileiros: foram longos 23 anos de espera até aquele dia. Foto: José Pinto/Placar

8h30/9h15. Aquecimento, com café da manhã.

9h15/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

9h30/11h15. Bate-papo com o ex-jogador Basílio. João Roberto Basílio, teve passagens por Portuguesa, Corinthians, Juventus, Nacional-SP e Taubaté. O “Pé de Anjo” ganhou os títulos do Campeonato Paulista de 1973, 1977 e 1979 e ficou marcado pelo gol que tirou o Corinthians da fila de 22 anos, em 1977.

11h15/11h30. Intervalo para café e foto.

11h30/13h. “Abrem-se as cortinas e pimba na gorduchinha: as locuções de futebol no rádio e na TV”, com Zeca Marques. Zeca é livre-docente em Comunicação e Esporte pela Unesp (onde atua como professor de cursos de graduação, mestrado e doutorado no campus de Bauru) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Membro do Memofut, há 56 anos Zeca sofre pela Portuguesa e vibra pelo Benfica.

13h. Encerramento.

As reuniões do Memofut são realizadas no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº).