Obras do Quarteirão da Educação de Diadema avançam rapidamente

As obras no Quarteirão da Educação, complexo educacional, esportivo e cultural que a Prefeitura de Diadema está construindo na Rua Pau do Café, no Jardim Marilene, seguem a todo vapor, e já estão 50% finalizadas. Já foram instaladas as estruturas que vão ser usadas para fixar janelas, portas e divisórias.

As estruturas, conhecidas como caixilho, são uma parte da esquadria, sendo a armação em que se encaixam placas de materiais sólidos ou, mais frequentemente, translúcidos (como vidro) para formar portas, janelas e vitrais. No Quarteirão da Educação – que o povo já está chamando de CEU de Diadema – essa estrutura será utilizada para separar salas de aula dos corredores, mas também em berçários, banheiros e outros espaços.

A utilização de vidros nas divisórias visa dar amplitude aos espaços e também aproveitar a luz natural dos ambientes. A grandiosidade da obra impressiona, mas se justifica quando se considera a quantidade de estudantes que o complexo vai atender: 1,8 mil vagas, sendo 260 para estudantes de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do Ensino Fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além das escolas, o Quarteirão da Educação vai contar com um Centro Poliesportivo com piscina, quadras, sala de ginástica e Centro Cultural com teatro, cinema, salas de oficinas artísticas e biblioteca pública. Localizado na região mais populosa da cidade, no Jardim Marilene, será modelo para implantação de outras unidades na cidade em um futuro próximo.