Imagine mamãe coelha com quatro filhinhos, Flopsy, Mopsy, Rabo-de-algodão e Pedro, que moram em um banco de areia, sob as raízes de uma figueira muito grande!
Certa manhã, a senhora Coelha sai para fazer compras e diz aos seus coelhinhos que podem passear no campo junto à estrada, mas só não podem entrar na horta do senhor MacGregor. Lembrou que o pai deles havia se tornado recheio de torta, que a senhora MacGregor havia feito, quando invadiu a horta dos MacGregor.
Flopsy, Mopsy e Rabo-de-algo-dão, não tiveram nenhuma dificuldade em seguir o conselho da mamãe, mas Pedro, esse não estava muito disposto a obedecer as determinações da mamãe, pois gostava mesmo era de aventuras e você pode supor o que ele aprontou, tudo! Invadiu a horta do senhor MacGregor, comeu alface, vagens, rabanete, passou mau de tanto que encheu a barriga, foi visto, é claro, pelo senhor MacGregor e iniciou-se a perseguição. Pedro no desespero de fugir e não ser mais um a virar recheio de torta, perdeu seus sapatos, seu casaquinho e quando conseguiu escapar, voltou pra casa exausto!
O desfecho da história é muito bom, sem castigos ou broncas mamãe coelha deu ao Pedro o que ele precisava, chazinho de camomila, pra se recuperar e cama, enquanto seus irmãos receberam pão, leite e amoras, tudo simples assim, cada qual a receber o que lhe correspondia, sem dramas.
Será que Pedro compreendeu o conselho da mamãe? Será que compreendeu os perigos e consequências de invadir a horta do senhor MacGregor?
A autora, Beatrix Potter, nasceu em South Kensington, Middlesex, hoje Grande Londres, em 28 de julho de 1866 e morreu em 22 de dezembro de 1943, em Sawrey, Lancashire, hoje Cúmbria, também na Inglaterra. A História de Pedro Coelho, foi publicada em 1902.
Beatrix Potter foi uma escritora, ilustradora, empresária e defensora da natureza. Uma mulher vitoriosa no seu tempo, onde apenas homens podiam escolher o que queriam realizar.
As ilustrações deste livro são lindíssimas aquarelas da autora, a retratar com muita beleza e encanto um texto irônico e cheio de aventuras.
A tradução é de Rosana Rios, autora de cerca de cem livros, entre infantis, juvenis e didáticos. Por sua obra recebeu inúmeros prêmios.
Este é um livro recomendadíssimo!