Telemonitoramento vai acompanhar pacientes com dengue em Santo André

Serviço busca acolher e monitorar casos com intuito de evitar possíveis agravamentos da doença

A secretaria de Saúde de Santo André criou mais um serviço para acolher o munícipe diagnosticado com dengue. Depois de inaugurar o Centro de Referência para Dengue, a Secretaria passou a disponibilizar o telemonitoramento para casos positivos da doença, no qual os pacientes são monitorados a cada 24 horas por meio de ligações telefônicas até receberem alta médica.

Os pacientes alvo do serviço são aqueles que estiveram no Centro de Referência para Dengue, nas seis U PAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou no PA (Pronto-Atendimento) de Paranapiacaba e tiveram o diagnóstico positivo para dengue. Eles são acompanhados, por telefone, por alunos do curso de medicina da FMABC (Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC), orientados por preceptoria médica e de enfermagem.

“Santo André se destacou na condução da pandemia da Covid com a criação de serviços de acolhimento e acompanhamento dos munícipes. Estamos usando essa experiência adquirida para dar suporte neste momento de alta de casos de dengue, com a criação do Centro de Referência e agora esse serviço de telemonitoramento. É importante que as pessoas se sintam respaldadas e cuidadas e esse é o nosso principal objetivo”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O serviço começou a funcionar na última segunda-feira (11) e 27 munícipes estão sendo acompanhados pela equipe, sendo que quatro tiveram complicações identificadas e foram orientados a retornar às UPAs.

O Centro de Referência para Dengue está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, e atenderá os munícipes andreenses com suspeita da doença de segunda a sexta, das 7h às 21 horas.