Em sete anos, Programa Pura economiza 730 milhões de litros de água potável em São Bernardo

O monitoramento de consumo de água nos próprios municipais representou também no período economia de R$ 66 milhões aos cofres públicos

Na última sexta-feira (22), dia que foi celebrado o Dia da Água, foi apresentado um balanço de São Bernardo, por meio do programa Pura (Programa de Uso Racional da Água), que registrou a economia, ao longo dos últimos sete anos, de um total de 730 milhões de litros de água potável. Em termos financeiros, poupou R$ 66 milhões dos cofres públicos.

O Pura realiza o monitoramento da utilização de água em 485 prédios públicos, visando identificar e corrigir vazamentos, sejam eles visíveis ou não. Além disso, o programa promove a substituição de torneiras e válvulas por equipamentos mais eficientes, contribuindo para a preservação desse recurso natural finito.

O Programa Pura

Com termo assinado no município desde 2017, é uma das diretrizes estabelecidas nos Contratos de Tarifação firmados entre o município e a SABESP. Esses contratos estabelecem uma redução de 25% na Tarifa Pública mediante o cumprimento das metas de consumo, compromisso que está sendo integralmente honrado pelo município.

Sustentabilidade

As ações do Pura posicionam a cidade de São Bernardo de forma consonante com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A cidade está contribuindo para a promoção de cidades e comunidades sustentáveis, com acesso a água potável e saneamento básico adequados.