Em nome da humanidade (2)

No próximo sábado, 30 de março, a partir das 9:00 horas, o Comitê Regional Unificado do ABC em Defesa da Palestina realizará uma caminhada, em Santo André, da Praça do Relógio até a Concha Acústica, juntando-se a milhares de manifestações mundo a fora, que reivindicam o fim dos ataques do exército israelense contra o povo palestino.

Esse será um Ato de todas as pessoas que se comovem ao ver imagens de seus semelhantes sendo exterminados, de crianças morrendo pela violência ou pela fome, de famílias dizimadas pelas bombas ou pelos fuzis, de hospitais sendo bombardeados, de residências sendo destroçadas.

De quem, mesmo com toda a publicidade que tenta naturalizar essa guerra, resiste e no fundo de sua consciência repudia a dor e a destruição de pessoas comuns, como você e eu, pelo simples fato de pertencer a um povo diferente.

Se no início deste conflito houve atos que justificavam uma reação, hoje as ações superam infinitamente o que poderia ser esse motivo inicial. Não há nada que possa ser alegado para dar razão a esse extermínio. Nem mesmo desumanidade. Sartre disse, diante de situações semelhantes: “não é desumano, os bichos não fazem isso”. E o próprio Jesus, um judeu, disse “amai os vossos inimigos”.

Por isso todas e todos nós estamos convocados para juntos dizermos: Basta! Que se encerrem os bombardeios! Que se encerre o cerco que impede a ajuda humanitária! Que se encerrem as matanças! Que haja um cessar fogo pondo fim a esse genocídio! Que se reconheçam direitos e espaços de ambas as partes! Que sejam avaliados e punidos os crimes de guerra! E que se tenha a possibilidade de uma paz justa. Em nome da humanidade!

Junte-se a nós nesse Ato do Comitê Regional Unificado do A BC em Defesa da Palestina, sábado, 30 de março, 9:00 horas. Concentração na Praça do Relógio, em Santo André.

Prof. Luiz Eduardo Prates
Ex-pastor da Igreja Metodista