Novo prédio do CAPS Infantojuvenil em Diadema será o primeiro entregue em 2024

Os mais de 250 jovens atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, em breve, ganharão um espaço mais amplo e acolhedor para atendimento e realização de oficinas e terapias. As obras do novo prédio estão avançadas e serão entregues no primeiro semestre deste ano. Esse é um dos três CAPS que estão sendo construídos no quarteirão localizado no encontro entre a Rua Coimbra e a Avenida Alda, no Centro.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil contará com recepção ampla, quatro salas de atendimento individual, três salas de atividade coletiva, salas de medicação, enfermagem, farmácia, quarto coletivo para internação dia / observação, espaço de convivência interno, quadra de futebol externa, banheiros masculino, feminino e PcD, além de dependências administrativas e de funcionários.

O modelo de serviço oferecido em saúde mental no município é de acolhimento em momentos de crise e tratamento próximo da família e da comunidade, mantendo os vínculos afetivos e a identidade do indivíduo com transtorno mental. Por isso, é fundamental ter uma estrutura adequada para recebê-los.

Independentes

São mais de 3 mil m² de construção que vão reunir os CAPS Infantojuvenil, Adulto III e Álcool e Drogas (AD), além de área verde com vegetação nativa para acolher os frequentadores dos serviços e familiares. Após a entrega do primeiro serviço, as obras continuam e os centros Adulto e AD serão concluídos até o final do ano.

Embora os serviços funcionem no mesmo local, terão entradas e espaços de convivência independentes. Essa separação é importante tanto pelo tipo de atendimento realizado como pelas características do público que passa pelo CAPS.

Ao todo, mais de 740 pessoas serão beneficiadas diretamente com a nova estrutura de atendimento.

Enquanto os novos equipamentos não ficam prontos, o serviço é prestado em dois diferentes locais. O CAPS Infantojuvenil e o CAPS III Leste funcionam na Rua Santo Amaro, 92, no Jardim Pitangueiras. Já o atendimento do CAPS AD é realizado na Rua Moacyr Goulart Cunha Caldas, 111, região central.