Programa Engenharia-Ação tem participação da Fundação Santo André

O Programa Engenharia-Ação é uma oportunidade dos estudantes de Engenharia se aproximarem dos problemas da cidade de São Paulo e propor solução a esses desafios. O projeto teve início em 2022 através da parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da cidade de São Paulo (SIURB) e a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), com o objetivo de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas pelos alunos e professores das escolas de engenharia, onde todos pudessem desenvolver na prática a a teoria ensinada em sala de aula.

A edição 2024 conta com os apoios da Fundação Santo André, Mauá, Mackenzie, Insper e Escola Politécnica da USP. As instituições apoiadoras são aquelas que têm professores entre os membros da organização. Representando a Fundação Santo André estão os Professores Mário Garcia, coordenador acadêmico das áreas de engenharia e arquitetura e o Professor Regis Pasini, coordenador adjunto de processos e sistemas.

O concurso acontece em três eixos principais: Cidades Inteligentes – IoT, Energia Renováveis e Gestão de Resíduos da Construção Civil. Cidades Inteligentes – IoT, visa estimular estudantes a propor soluções de IoT para avançar o município de São Paulo no caminho de uma Smart City. Energia Renováveis, agrega projetos para a implantação em prédios públicos da PMSP de sistema de geração própria com energia fotovoltaica e Gestão de Resíduos da Construção Civil, sugere soluções sustentáveis dos resíduos sólidos da construção civil nos serviços e obras realizados pela SIURB.

O projeto está intrinsicamente ligado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030. Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

“É com grande entusiasmo que a Fundação Santo André participa da comissão organizadora que participa da discussão de temas tão relevantes para a cidade e para os cidadãos que aqui habitam. Acredito que esses jovens estudantes tenham uma visão diferenciada da cidade que queremos para os nossos filhos e netos”, conta o Professor Regis Pasini.

A FAENG

Faculdade de Engenharia Celso Daniel, que integra o rol dos cursos da Fundação Santo André foi fundada no final dos anos 90 e se tornou uma das mais bem conceituadas do Grande ABC. Possui os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Civil, Computação, Materiais, Eletrônica, Elétrica, Produção, Mecânica, Química e Controle e Automação.

Com mais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André é reconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma ampla variedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios, Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros.

Site do EngenhariaAção na Cidade de São Paulo: www.engenhariaacao.com.br

Mais informações: www.fsa.br