Nova sede da Defesa Civil de Mauá é entregue

Espaço atual é três vez maior do que aquele utilizado anteriormente

Em mais uma demonstração da importância que a Defesa Civil tem para a cidade de Mauá, o prefeito Marcelo Oliveira entregou oficialmente na quarta-feira (10), a nova sede da corporação. Embora seja no mesmo endereço, o novo espaço é quase três vezes maior do que aquele utilizado anteriormente. O que vai permitir uma atuação mais eficiente no cumprimento das suas funções. Foi feita toda a parte elétrica, hidráulica, sala de reunião, refeitório, vestiários, almoxarifado, além de cabeamento de rede e internet.

Essa necessidade de ampliação é um reflexo da valorização que a Defesa Civil tem recebido desde 2021. Ela deixou de ser coordenadoria e passou a ser a secretaria de Proteção e Defesa Civil. O número de funcionários saltou de seis para 33. Na época, só existiam quatro equipamentos de monitoramento em operação, atualmente são 22. Há três anos, não havia nenhuma ferramenta para atender emergências e operações de maior complexidade. Agora estão disponíveis holofotes, enxadas, pás, tendas e gerador.

O chefe do executivo mauaense reconheceu a necessidade de ter uma Defesa Civil com mais capacidade e estrutura para trabalhar e reduzir os riscos de desastres naturais ou por intervenções antrópicas, ou seja, causadas pelo homem, ou ainda dos chamados riscos geológicos, hidrológicos e tecnológicos. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, vimos que era necessário reforçar a Defesa Civil que estava abandonada, assim como toda a cidade de Mauá. Não tinha ferramentas, poucos funcionários e sem as mínimas condições de realizar o monitoramento das áreas de risco e, muito menos, prestar atendimento adequado em caso de acidentes. Ou seja, estamos melhorando a cidade para cuidar das pessoas”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Sérgio Moraes, ressaltou o quanto o trabalho de reestruturação tem evoluído e trazido resultados. “Estávamos apertadamente distribuídos, em 121 metros quadrados e agora tivemos esse aumento de quase 300%. Mesmo assim, nosso trabalho foi feito com muita responsabilidade e dedicação. Dessa forma criamos o Plano de Contingência Municipal, inclusive com a realização de um simulado no último mês de outubro e que se tornou uma referência para a região, criamos e ampliamos para cinco o número de NUPDECs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), implantamos o Conselho Municipal de Defesa Civil e reativamos o Programa Defesa Civil Mirim, este de orientação às crianças, nas questões de risco. E pretendemos fazer ainda mais após essa ampliação e um espaço mais adequado”, argumentou.