Formação de artesãos explora história de Diadema

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), por meio da Casa da Economia Solidária e da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS), deu continuidade na quarta (10) ao seu projeto de fortalecimento da identidade do artesanato local.

Em 3 encontros semanais, artesãos e artesãs da cidade conhecerão um pouco da história de Diadema, seus principais pontos históricos e turísticos e farão um city tour pelos distritos que deram origem ao território (Conceição, Eldorado, Piraporinha e Taboão).

O historiador Absolon de Oliveira, que foi muitos anos coordenador do Centro de Memória, foi quem apresentou aos participantes os primeiros anos da região que viria a ser Diadema. “Muita gente acha que a cidade nasceu assim, pronta, mas não. Houve todo um processo de formação que é importante conhecer: quem veio para cá, por que veio. A identidade de Diadema passa pela identidade dessas pessoas que são pais, mães, tios e avós dos moradores de hoje. É uma identidade multi-cultural,” afirmou o professor.

O artesão Aldo Félix da Silva, 52, da Vila Nogueira, faz esculturas em massa de papel, pintura e bijuterias há mais de 15 anos. Mas nada que represente especificamente a cidade. Agora está amadurecendo a ideia. “Esse projeto é muito importante para todos nós, uma ideia muito boa. Vim aprender um pouco para ver se tenho ideias de como transformar toda essa história em arte. Já estou pensando em algumas peças aqui, de pontos turísticos, que podem virar lembranças para quem visita Diadema, por exemplo,” concluiu.

O próximo encontro será no dia 17 de abril, às 9h30, no Centro de Memória de Diadema (Avenida Alda, 255 – Centro).