Nove profissionais do Mais Médicos chegam em Diadema

Com a chegada desses médicos, a cidade totaliza 33 integrantes do programa; eles atuam nas UBSs no cuidado da Estratégia de Saúde da Família

A rede de Atenção Básica de Diadema ganha reforço de nove profissionais, através do Programa Mais Médicos, e vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Casa Grande, Conceição, Inamar, Nações, Maria Tereza, Nova Conquista, Real e Serraria.

“Estamos muito felizes com a chegada desses médicos, uma parceria com o Governo Federal, por um programa do Ministério da Saúde, que vem trazendo ações concretas e positivas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Diadema”, ressalta o secretário municipal de Saúde, José Antônio da Silva. Entre os países de origem dos profissionais estão Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Peru e Venezuela.

Todos os médicos vão completar as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

“O médico na Estratégia de Saúde da Família cumpre um papel fundamental na prevenção de doenças”, ressalta Arisai. Por isso, ter uma equipe qualificada é fundamental para o cuidado integral, desde o acolhimento na própria Unidade à visita domiciliar. Cada equipe de Saúde da Família (eSF) é referência para um grupo de 4 mil pessoas.

O município conta atualmente com 95 equipes de Estratégia de Saúde da Família, que representa 85% da cobertura. Cada grupo é formado por médico generalista ou especialista em Saúde da Família, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Em Diadema, todas as UBS contam ainda com equipe de saúde bucal.