Consórcio ABC planeja cooperação técnica na área climática com São Paulo

Documento entre entidade regional e prefeitura da capital, foi assinado na última sexta-feira (12) e prevê iniciativas conjuntas para saúde ambiental e mitigação do impacto da mudança climática

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Prefeitura de São Paulo firmaram um termo de intenções visando a uma cooperação técnica para a execução da ação metropolitana pelo clima. O objetivo da iniciativa é promover estratégias para a saúde ambiental, justiça climática e mitigação do impacto da mudança do clima. 

O documento foi assinado pelo presidente do Consórcio ABC, José de Filippi Júnior, e pelo prefeito da Capital, Ricardo Nunes, na sede da Prefeitura de São Paulo. 

Por meio da parceria, a Capital e o órgão que representa as prefeituras do Grande ABC poderão desenvolver e executar conjuntamente programas e projetos, bem como o intercâmbio em assuntos administrativos, científicos e tecnológicos para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Também participaram da reunião a coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Lívia Rosseto e os secretários municipais de São Paulo José Renato Nalini, de Mudanças Climáticas, e Fernando Chucre, de Desenvolvimento Urbano. 

O presidente do Consórcio ABC, José de Filippi Júnior, destacou a importância de a região desenvolver ações em conjunto com a Capital nesta área. “É importante a gente tratar essa pauta de forma integrada e regional”, afirmou Filippi.

Para a coordenadora do Consórcio ABC, é imprescindível que a agenda climática seja tratada de forma articulada e regional. “A proximidade da região com a Capital traz possibilidades de ações conjuntas coordenadas”, explicou Lívia Rosseto.