Diadema recebeu na quarta-feira (17) a visita de Athirson Mazzoli e Oliveira, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte. O representante do Governo Federal conheceu ações e programas da prefeitura de incentivo às práticas esportivas e conversou com a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino, sobre futuras parcerias com a cidade, por exemplo para a promoção em Diadema do futsal feminino.
Além de se encontrar com o prefeito José de Filippi Jr., no Paço Municipal, uma das paradas do representante do Ministério do Esporte foi no Campo do Taperinha, na Vila Nogueira, onde a atual administração implementou um núcleo de formação de futebol feminino, escola que faz parte do programa Escola de Esportes.
Por meio da Escola de Esportes a prefeitura beneficia mais de 9.000 crianças e adolescentes, de 7 a 16 anos, com aulas gratuitas de diversas modalidades: basquete, futsal, ginástica artística, handebol e voleibol, tanto para meninos quanto para meninas. Além disso, oferece aulas de natação e hidroginástica, futebol de campo (para cerca de 5.000 alunos em 12 campos pela cidade) e, por meio de convênios, aulas de capoeira, judô, jiu jitsu, karatê, kickboxing e skate.
Durante sua visita, Athirson também foi até o Clube da Mercedes-Benz, na Vila Santa Rita, onde bateu um papo com as equipes masculina e feminina de futsal de rendimento esportivo do município. Para os atletas, ele falou um pouco sobre sua trajetória, e sobre como o esporte é uma ferramenta para alavancar novas oportunidades.
Para o representante do Ministério do Esporte, a vinda à cidade deixou claro que Diadema está organizada e pronta para firmar novas parcerias com o Governo Federal. “Conhecemos alguns projetos e estruturas voltadas para o futebol. Escolinhas e torneios que nos demonstram a plena capacidade de envolvimento da população local e organização da Secretaria de Esporte e Lazer para gerenciar os espaços e potencializar as atividades desenvolvidas. É perfeitamente viável firmar parcerias com o município por meio de convênio”, pontuou.
A secretária de Esporte e Lazer compartilha o otimismo de Athirson e cita o título recente recebido por Diadema, de Cidade Sul-Americana do Esporte, como prova de que o município está no caminho certo. Esse título, concedido pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES), tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco e é concedida às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação. Luciana esclarece que a proposta de fortalecer ainda mais na cidade o futsal feminino por meio de convênio com a União foi muito bem recebida por Athirson.
“Esse título e essas parcerias não acontecem de graça, são resultado do trabalho que desenvolvemos, que não se limita a um investimento maior na área pela Prefeitura, que está acontecendo, mas a uma melhoria inclusive administrativa. Ou seja, temos procurado fazer com que os projetos e ações realmente cheguem às pessoas, disponibilizando mais esporte e lazer para todos”, afirmou.