O que há do outro lado?

Nesta semana uma importante obra foi entregue para quem é do ABC.

A primeira fase do Complexo Santa Teresinha, que inclui a recuperação estrutural do Viaduto Castelo Branco, importante meio para quem sai da Avenida dos Estados e deseja ir para as Rodovias Anchieta e Imigrantes, ou para quem deseja atravessar Santo André em destino ao outro lado da cidade, e para aqueles que vão a São Bernardo e Diadema.

Em breve, e já com as vias interditadas para quem vai à Diadema, São Bernardo irá construir dois novos viadutos que pretendem desafogar o trânsito caótico na região, principalmente nos horários de pico, seja para aqueles que desejam entrar em Diadema, como para aqueles que desejam se dirigir a outras cidades do ABC.

São Caetano também está em constantes obras em seu viaduto, o Independência, importante meio para quem entra na cidade pela Avenida dos Estados, ou para quem deseja ir até a divisa com São Paulo. Está em obras há anos, mas agora parece que vai!

As obras no viaduto iniciadas na gestão Paulo Pinheiro, foram retomadas na atual administração, de Auricchio, e está com os dias contados para finalmente ser inaugurado por completo. E se o projeto seguir a planta, vai ficar bonito!

O que é estranho são os valores das obras das três cidades, se comparados o tamanho e a complexidade de cada um.

No C do ABC, a obra de menor extensão, e com características mais simples de resolver – aparentemente -, teve em seus valores, se juntarmos os utilizados nas duas gestões por qual tem passado, valores absurdos, que chegam próximos ao divulgado que será a construção em São Bernardo, e praticamente metade do que as obras no Viaduto Castelo Branco, em Santo André.

Estranho não é mesmo?

Será que São Caetano não soube escolher direito os fornecedores de materiais para esta tão importante obra? Ou a mão de obra é mais cara devido ao tão celebrado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município?

Coisas que provavelmente nunca saberemos, nem mesmo se atravessarmos para o outro lado dessa via!

Jefferson Oliveira
Diretor do Jornal Imprensa ABC