Por outros “Caramelos”

Nesta semana, em meio a tragédia que assola o Rio Grande do Sul, sem culpar o clima – igual alguns políticos gostam de fazer, inclusive aqui no ABC, quando chove -, e sem culpar – apesar de ter muita influência nisso – todas as políticas ignoradas, seja para a prevenção de catástrofes como para preservação do meio ambiente, uma cena chamou a atenção e deixou muita gente perplexa. Creio que até mesmo aqueles que em meio a dor do povo do Rio Grande do Sul vem propagando fake news que só atrapalham nas buscas por sobreviventes e no socorro aos que tanto necessitam.

Um cavalo em cima do telhado de um imóvel, que virou uma ilha – todo envolto pela água da inundação -, parado por 4 dias em pé, sem comida e água, sem saber o que fazer, para onde ir, ou o que poderia acontecer a ele. Um passo em falso, talvez fosse seu fim.

Chamado de “Caramelo” por todos que acompanharam a cena, até seu resgate na última quinta-feira (09), o animal que poderia não compreender nada do que estava acontecendo ao seu redor, mostrou força, resiliência e coragem, se manteve firme, e aguardou pelo socorro, que enfim chegou com a equipe de bombeiros, médicos e veterinários que estão na linha de frente salvando vidas. Sem contar tantas outras pessoas que tem se tornado heróis e heroínas anônimos.

Caramelo recusou-se a desistir!

Essa imagem que rodou o mundo é mais que uma mensagem a todo o povo gaúcho e a todos nós brasileiros, para entendermos que apesar de tudo isso que está acontecendo agora, as coisas irão melhorar. Superaremos isso da melhor forma possível, sem nos esquecer das marcas que ficarão.

Mas agora é necessário resistir!

Buscar forças, mesmo sabendo o quanto é difícil, principalmente nestes momentos em que ainda é incerto quando a água irá recuar, e a intensidade da chuva diminuir. E que muitos perderam familiares, amigos, animais de estimação, praticamente tudo e precisam de ajuda em todos os aspectos possíveis!

É hora de nos unirmos como uma nação!

Jefferson Oliveira
Diretor