E essa dengue hein?!

Posso afirmar com quase 100% de certeza que se você é do ABC Paulista, conhece alguém que já foi picado por esse mosquito que vem causando muito problema em todo o país. Isso se você não foi vítima desse ser minúsculo que faz um estrago enorme no organismo de quem é pego.

Com mais de 700% de aumento de casos com relação ao ano passado – segundo últimos dados -, as cidades da região seguem com campanhas de cuidado e prevenção, mas mesmo assim, parece ter sido pouco. E é algo que depende da contribuição de todos.

Os sintomas da doença provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti, aparecem normalmente de forma repentina, e são febre, dores no corpo e articulações, dor de cabeça, dor atrás do olho, mal estar e manchas vermelhas no corpo. Sendo que a pessoa pode apresentar alarmes importantes como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e irritabilidade.

Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico deve ser realizado apenas pelo médico, mas é aconselhável aumentar a hidratação e evitar a automedicação, principalmente de aspirina.

E o combate precisa continuar, seja pelo meio público, através de ações por parte dos governos, como também pela nossa parte.

Se suspeitar de algum foco do mosquito, denuncie!

Jefferson Oliveira
Diretor