AME reduz taxa de absenteísmo em Mauá

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá alcançou importante conquista. Entre janeiro de 2023 e março de 2024, a taxa de absenteísmo em consultas – caracterizada pela ausência do paciente nas consultas agendadas – caiu de 25% para 13% entre usuários mauaenses da unidade.

Para ilustrar o cenário, no intervalo entre os meses de março 2023 e de 2024 houve redução de 129 pacientes faltantes para 63, respectivamente, o que significa uma queda de 51%. A comparação refere-se às consultas médicas entre pacientes que residem em Mauá.

A melhora da performance foi fruto de um trabalho integrado e estratégico conduzido pela área de Qualidade do AME Mauá. Após o diagnóstico da situação, no início do ano passado, a unidade buscou a implementação de ações focadas em identificar as relações de causa/efeito associadas ao absenteísmo no serviço. As ações, com foco no aperfeiçoamento do atendimento e na continuidade do cuidado, visaram a compreensão dos motivos que levavam os usuários do município a faltarem às consultas agendadas.

A estratégia de aproximação consistiu em envolver a equipe de matriciamento da unidade e da Regulação Municipal em encontros mensais para promover a discussão de melhorias e o desenvolvimento de abordagens estratégicas. Nos debates, o AME Mauá apresentou seu Projeto de Matriciamento às equipes de Atenção Básica do município, com detalhamento sobre as rotinas e fluxos específicos relativos à perda primária, agendamentos, confirmações e contato com o paciente.

A partir desta iniciativa, com uma abordagem mais colaborativa e integrada, a unidade começou a notar benefícios como o acolhimento de dificuldades de forma empática e orientada por soluções, além da proatividade coletiva para sanar eventuais falhas de processo. Foi possível, também, aprimorar práticas de saúde e melhorar a eficiência dos encaminhamentos e agendamentos, com base na identificação de gargalos nos fluxos de trabalho, na simplificação de processos administrativos e na criação de ferramentas que otimizaram o processo de marcação de consultas internas.