Dose é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade; campanha foi prorrogada para que população possa se imunizar contra a doença e aumentar a cobertura vacinal
Sob a orientação da Secretaria do Estado da Saúde a prefeitura de Diadema prorrogou a Campanha de Vacinação Contra Influenza até 28 de junho. Até lá, a dose estará disponível para pessoas a partir de seis meses de idade em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário da sala de vacina de cada Unidade.
A ação teve início em 25 de março. Pela baixa procura pela vacinação, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a campanha para toda a população a partir dos seis meses de idade. O objetivo é reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravamento de doenças como pneumonia e sinusite, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.
Até o momento, foram aplicadas 77.105 doses do imunizante, sendo 38.790 vacinas para grupos específicos como criança, gestantes, puérperas, idosos e povos indígenas, representando cobertura vacinal de 47,7% do público alvo. Mesmo com a baixa cobertura, já que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95% dessa população, o índice está acima da cobertura regional (39,7%) e do Estado de São Paulo (36,1%).
Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, CPF e a carteira de vacinação.
Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Confira os endereços das unidades aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.