Profissionais de Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Ciência, Tecnologia e Inovação e sociedade civil compõem os grupos de trabalhos
A noite da última terça-feira (18) foi agitada na sede do PSB Santo André, com três reuniões simultâneas para discussões de diagnósticos e propostas para o Programa de Governo Colaborativo do pré-candidato a prefeito de Santo André, Eduardo Leite.
Os grupos de trabalho se dividiram em Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico e Ciência, Tecnologia e Inovação. “Nosso objetivo é discutir com profissionais de cada área e sociedade civil os pontos cruciais do nosso plano de governo, com ideias reais e executáveis para tornar o próximo governo um exemplo de gestão”, disse Eduardo Leite.
“Ouvindo especialistas e pessoas que vivenciam o dia a dia teremos condições de construir o programa e a cidade que queremos”, finalizou o pré-candidato.
Segurança Pública
Participaram do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública representantes das polícias Civil, Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM), além de membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), acadêmicos de Direito e a população.
“A Segurança Pública sempre foi um tema muito importante e muito explorado em meu mandato. Este é um grupo formado por pessoas de diferentes áreas da segurança para apontar questões a serem discutidas, como podemos abordar o tema em nosso programa de governo, sempre com o objetivo de observar as dificuldades e propor as melhores soluções”, afirmou Leite.
Essa primeira discussão sobre o tema passou pela busca da origem da violência e seu combate, segurança da mulher, segurança nas escolas, valorização profissional, desenvolvimento da comunidade, segurança atrelada à tecnologia e a importância da intensificação do Centro de Operações integradas.
Ciência, Tecnologia e Inovação
O GT contou com a participação do pesquisador Associado do NuMI-EcoSol/UFSCAR, integrante da Comissão de Economia Solidária do CORECON-SP e do COFECON, William Retamiro.
“É um tema que passa por várias áreas. Não tem polarização na sociedade, mas é fundamental para a administração pública”, disse Eduardo Leite.
O tema passou pela importância do acesso de toda a população à tecnologia até inteligência de gestão, com modernização da administração e integração entre as secretarias.
Desenvolvimento Econômico
O GT girou em torno do desenvolvimento local, do fortalecimento dos comércios e pequenas empresas, em formas de atrair novas empresas para a cidade e fortalecer as existentes, crédito facilitado e estímulo à economia local. Alexandre Damasio, da Diretoria de Federação da CDL (Câmara de Diretores Lojistas), foi um dos participantes do grupo de trabalho.
“Este é um tema de muita importância na pré-campanha, na campanha e no governo, pois Santo André tem uma dívida altíssima e precisamos nos preparar para aumentar a capacidade de investimento, sem aumentar endividamento ou gerar tributos”, finalizou Eduardo Leite.