Exposição ganha catálogo digital em São Caetano

Na próxima quarta-feira (26), às 19h, será lançado o catálogo digital da mostra Além do Olhar, em cartaz na Pinacoteca Municipal de São Caetano (Av. dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula). Uma roda de conversa com o curador, Ícaro Vidal, compõe a atividade, que também terá a presença do artista visual Regis Ribeiro, autor dos trabalhos. A atividade tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital SECULT 17/2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022), e da Fundação Pró-Memória.

Além do Olhar revisita a produção de Regis Ribeiro, que é natural de São Caetano, nos últimos anos. O título da mostra tem origem em uma das obras, que a norteia, composta por cinco séries. O trabalho tem uma dinâmica bidimensional, mas guarda um caráter escultural mesmo sobre o papel, em gramaturas e escalas variáveis.

Gravuras produzidas entre 2015 e 2023, e outras obras relacionadas à pintura, como o trabalho com lixa, fragmentos de lona e papelão (2009 – 2023), são apresentadas na mostra que revela o modus operandi em que os materiais tomam corpo.

Regis Ribeiro

Além de artista visual, Reginaldo de Morais Ribeiro (Regis Ribeiro) é arte-educador atuante na Bienal São Paulo, SESC, Fundação Pró Memória de São Caetano e em espaços independentes, orientando oficinas e mediações. Tem como área de produção e de pesquisa as poéticas não lineares, nos campos da gravura e da pintura. Permeado por materialidade, plasticidade e apropriações de materiais cotidianos, elege o papel, a madeira e fragmentos do atelier para a construção de suas obras.

Ícaro Vidal

Ícaro Ferraz Vidal Junior é pesquisador, crítico cultural e curador independente. É doutor em História, História da Arte e Arqueologia pelas Université de Perpignan e Università degli Studi di Bergamo, e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é pesquisador colaborador do MediaLab.UFRJ e do CISC – Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia.

Dentre os projetos curatoriais recentes destacam-se Multiplicidade tripartida (OMA Galeria, 2023), Horizonte premeditado (Casa do Olhar Luiz Sacilotto, 2022), O paraíso dos marrecos (Residência Fonte, 2022), Eclipse (Janaina Torres Galeria, 2022) e Espaço preso (Zipper Galeria, 2022).