Seminário serve de base para construção do programa de governo da pré-candidatura de Luiz Fernando (PT) à prefeitura
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, esteve em São Bernardo na última semana para participar do seminário “Transformação Verde – Cidade do Futuro e Transformação Ecológica”. O evento integra o ciclo de debates que servem de base para construção do programa de governo do pré-candidato à prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando (PT).
Durante o seminário, Marina Silva chamou atenção para as mudanças climáticas provocadas pela ação humana, que tem intensificado o processo de urbanização das cidades. Como exemplo, a ministra citou a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em decorrência das chuvas.
“Se engessarmos nossas veias teremos um colapso. É a mesma coisa que acontece com os rios. Cobrimos com concreto, mas a natureza encontra outras formas de fazer a água passar, provocando inundações. Temos de criar espaços para que a água passe. Precisamos fazer com que as cidades sejam resistentes às chuvas ao invés de apenas criar grandes reservatórios de armazenamento de água”, destacou.
Marina também abordou a importância de se considerar conceitos como cidades-esponja e cidades resilientes.
“A mudança do clima não é mais uma teoria de cientistas. Estamos vivendo um momento de preocupação, de responsabilidade, de sofrimento. Podemos transformar isso em um movimento de esperança para uma São Bernardo do Campo que seja economicamente próspera, socialmente justa, politicamente democrática e ambientalmente sustentável”, pontuou.
Luiz Fernando ressaltou que um dos grandes desafios da próxima gestão em São Bernardo será a questão ambiental.
“Em São Bernardo, em um momento de aquecimento global, enquanto outras cidades estão plantando mais árvores, o prefeito, quando não tira a copa, tira a árvore. O prefeito também acabou com todos os programas do governo Luiz Marinho, como a coleta seletiva porta a porta. O meio ambiente em São Bernardo precisa, de fato, ser recuperado”, afirmou.
Marina Silva é a quarta ministra do governo Lula a participar de seminário organizado por Luiz Fernando. Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Jader Barbalho (Cidades) e Silvio Luiz de Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania) já estiveram no município.
O próximo ministro a participar dos seminários será o de Esportes, André Fufuca.