Administração Marcelo Oliveira é referência em transparência fiscal

Mauá recebeu nota máxima em ranking que avalia a qualidade dos dados encaminhados ao Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público), do Tesouro Nacional

A reestruturação financeira da Prefeitura de Mauá, comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira, apresentou mais um resultado positivo ao receber a nota A no ranking divulgado pelo Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público), do Tesouro Nacional, quando o assunto é transparência fiscal. O estudo, que está em sua quinta edição, tem como objetivo valorizar a transparência na prestação de contas de estados e municípios.

Entre 2020 e 2023, Mauá saltou dos 61,23 pontos, para os atuais 143,8. Saindo da nota D, para A e subindo de 3940ª, em nível nacional, para 116ª.

No estado de São Paulo, a evolução no ranking foi de 571º para 9º lugar. E atualmente é a melhor classificada na região metropolitana de São Paulo.

“Para nós, podermos ser transparentes com o Tesouro Nacional e com o munícipe é fundamental. Dar visibilidade àquilo que é realizado era uma bandeira de nosso plano de governo, em especial nas finanças, que encontramos em uma situação delicada”, comentou o prefeito Marcelo Oliveira.

Para serem avaliados, as prefeituras encaminham ao Siconfi quatro documentos: DCA (Declaração de Contas Anuais), RRE (Relatório Resumido de Execução Orçamentária), RGF (Relatório de Gestão Fiscal) e MSC (Matriz de Saldos Contábeis), todos são disponibilizados para acesso público no site do órgão. Com base nesses demonstrativos, o Tesouro Nacional realiza mais de 160 verificações diferentes para avaliar a qualidade e veracidade dos dados informados.

De acordo com os porcentuais de acerto, o ranking atribui notas que variam de “A”, quando ao menos 95% das informações são consideradas corretas, a “E”, quando o índice é inferior a 65%.

Entre as sete cidades, Mauá e Rio Grande da Serra receberam notas “A” na mais recente edição, que considera dados de 2023.