Construção de policlínica em Mauá é realidade

Um grande passo para a modernização e a humanização da saúde pública de Mauá, assim podemos classificar a atividade ocorrida na quinta-feira (27). Foi assinado pelo prefeito Marcelo Oliveira, o termo de compromisso entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal para viabilizar a construção da Policlínica da cidade. Um grande complexo de saúde que deve oferecer centenas de procedimentos, como exames, consultas e pequenas cirurgias, de dezenas de especialidades em um único espaço. Mauá é a primeira cidade do Grande ABC a celebrar um convênio pactuado no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. Representaram a Caixa, Maria Cláudia Casselli, Superintendente Regional, Cezar Arruda, Superintendente Executivo de Governo, e Ana Carolina, Gerente de Filial.

“Dentro do sistema de Saúde disponível na cidade, identificamos a necessidade de ampliar a oferta por especialidades e aumentar o número de vagas disponíveis para esse serviço. O que está disponível hoje, muitas vezes esbarra na regulação e acaba provocando morosidade para que as pessoas tenham acesso ao tratamento necessário, queremos reduzir ou eliminar isso”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

Ele explicou que a obtenção de recursos para essa obra ficou comprometida, devido à situação financeira caótica que a cidade enfrentava, desde 2017, e que a partir de 2021, isso mudou.

“Não conseguíamos repasses estaduais ou federais, porque não conseguíamos apresentar a certidão negativa de débitos, ou seja, estávamos com o nome sujo na praça. Por isso, primeiro precisamos recuperar um pouco a saúde financeira e depois avançar com esses projetos. Tanto que fomos a cidade do ABC que mais projetos apresentou dentro do PAC”, complementou.

O projeto da policlínica foi desenvolvido e apresentado pelo governo Marcelo Oliveira, e contemplado dentro do Novo PAC Desenvolvimento e Sustentabilidade do Governo Federal, que fornecerá os recursos necessários. O terreno escolhido para a construção fica na Vila Assis Brasil, na Avenida Dom José Gaspar, próximo da UPA Vila Assis. O investimento previsto para a obra e a compra de equipamentos é de cerca de R$ 30 milhões. Nos mais de 3 mil m² de área construída estão previstas a oferta de centenas de procedimentos, exames e consultas, entre as quais: Ecocardiograma, Eletroencefalograma, Ergometria, Eletroneuromiografia, Ressonância magnética, Tomografia, Pequenas cirurgias, Núcleo de saúde da mulher, Audiometria, Mamografia, Núcleo de cuidado integral à vítima de violência e Núcleo de cuidado integral à saúde do homem.