Pré-candidato à Prefeitura de Santo André participou de reunião na Acisa na quarta-feira (10) e destacou as principais metas para a cidade a partir de 2025
Em encontro junto à diretoria da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), na última quarta-feira (10), o pré-candidato ao Paço andreense e vereador Eduardo Leite (PSB) assumiu o compromisso de manter a capacidade de investimentos do governo municipal, sem aumentar impostos à população. De acordo com o futuro postulante ao cargo de prefeito, o próximo gestor municipal precisa lidar com o alto endividamento da cidade e ampliar as parcerias com o Estado e a União pela viabilização de projetos.
Acompanhado do presidente da entidade, Everson Dotto, o pré-candidato explanou suas ideias aos integrantes da diretoria, que acompanharam a sabatina presencialmente e virtualmente, em reunião de aproximadamente uma hora. Além da capacidade financeira dos cofres municipais, Eduardo Leite também abordou outros temas, como o impacto que a falta de segurança gera na economia da cidade, a necessidade de melhorias no transporte público e o combate às enchentes.
Eduardo Leite citou os avisos emitidos pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), no início deste ano, em que cerca de 90% dos municípios paulistas têm indícios de irregularidades nos orçamentos. Segundo levantamento, Santo André é a segunda cidade do Estado que possui o maior percentual de receita comprometida com despesas correntes, alcançando 95,3%, apenas atrás de São José dos Campos (Vale do Paraíba).
“Santo André é uma das principais cidades do Brasil, com um PIB (Produto Interno Bruto) e arrecadação bem altos, uma população em cerca de 750 mil pessoas, com muitos problemas que precisamos equacionar, como a nossa Segurança Pública, que é um entrave para acelerar o nosso desenvolvimento, assim como temos uma Mobilidade Urbana prejudicada e que exige bastante investimento dos governos estadual e federal, já que a nossa capacidade de investimento está prejudicada”, disse o futuro prefeiturável.
O pré-candidato afirmou junto à Acisa que não passa em sua cabeça aumentar impostos para a população, se eleito prefeito na eleição de outubro. “Queremos fazer uma gestão bastante responsável e, que por meio do diálogo e da vontade que temos em ver a nossa cidade cada vez mais desenvolvida, conseguiremos juntos encontrar maneiras de aumentar a capacidade de investimento de Santo André, sem aumentar impostos para a população. O próximo prefeito da cidade terá esse grande desafio”, pontuou.
Mobilidade Urbana
O futuro prefeiturável também direcionou o seu olhar para as melhorias do transporte público. Segundo Eduardo Leite, garantir junto aos governos estadual e federal a chegada da Linha 20-Rosa de metrô, a retomada da antiga Estação Pirelli, melhorar a qualidade do serviço dos ônibus municipais e ampliação dos semáforos inteligentes pela cidade.
“Vamos precisar muito do governo do Estado, com o apoio do governo federal, para trazer o metrô à nossa cidade. Isso é uma bandeira que a gente nunca pode deixar esfriar. Também a abertura da (nova) Estação Pirelli facilitará a mobilidade de quem mora no Segundo Subdistrito da cidade. E o nosso principal desafio é fazer com que as pessoas deixem o carro em casa e peguem transporte público e para isso, a população precisa de qualidade e segurança para que sirva como alternativa viável”, afirmou.