Observatório Regional de Segurança em criação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC discutiu em sua última reunião, a criação de um Observatório Regional de Segurança. A entidade que representa as prefeituras da região reuniu representantes das secretarias municipais de Segurança e das Guardas Civis Municipais das cidades consorciadas para uma visita técnica à Central Integrada de Monitoramento da Prefeitura de Diadema.

A unidade atua preventivamente contra a criminalidade, intensificando a integração e parceria da GCM local com as polícias Militar e Civil. Além disso, equipes de Trânsito e Defesa Civil também atuam na CIM.

O objetivo da entidade é fazer um levantamento da realidade de cada município na área e possibilitar ações integradas. A proposta começou a ser discutida em junho.

Como parte desse processo, o Consórcio vai reforçar a aproximação com o Governo do Estado para levar as principais demandas dos municípios na área, incluindo a integração com os programas Detecta e Muralha Paulista.

Uma primeira agenda já foi realizada no dia 18 do mês passado, na sede da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Na ocasião, a direção da entidade entregou um ofício formalizando as principais demandas da região para a área.

O documento recebido pelo assessor da pasta, o tenente-coronel PM Clodoaldo Cordesco Araújo, responsável por recepcionar demandas dos municípios.