A ansiedade está batendo às portas de quem é candidato de primeira viagem e quer disputar eleições municipais que acontecem no dia 06 de outubro próximo, ou exatamente 85 dias a partir de hoje no primeiro turno.
Os apressadinhos que não respeitaram as regras até agora, já estão sendo notificados e multados pelo Tribunal Regional, isso é de se esperar em todas as eleições. Alguns se acreditam serem mais espertos que outros.
Dentre as regras a serem seguidas por todos os partidos, a próxima acontece entre os dias 20 de julho e 05 de agosto, onde partidos e federações poderão realizar suas convenções partidárias, onde serão deliberadas as coligações partidárias e a escolha de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Outro passo importante neste período são as definições das candidaturas, onde as agremiações terão até o dia 15 de agosto para registrar os respectivos nomes da Justiça Eleitoral e fazer suas declarações de bens.
A partir de 16 de agosto, todos os candidatos registrados no TRE, tem início da propaganda eleitoral, e até esta data nenhum candidato poderá se manifestar através de publicidade ou pedido explícito de voto, podendo ele ter sua candidatura considerada irregular e passível de multa, dependendo do caso, ter seu registro cassado.
Fora as regras que todos devem seguir, as propagandas eleitorais em meios de comunicação físicos (jornais), devem constar o valor a ser pago e não podendo exceder a 1/8 de página – acima deste espaço por ser considerado abuso de poder econômico pela Justiça Eleitoral.
Fora estas últimas regras, é desejar que o eleitor escolha certo seu futuro representante para os próximos quatro anos.
A Direção