Alesp abre caminho para Trem Intercidades gerar até 10 mil empregos no Estado

Marco de um novo capítulo de desenvolvimento no setor de transportes e ponte entre duas das principais regiões metropolitanas do país – São Paulo e Campinas, o Trem Intercidades avança para se tornar realidade nos próximos anos. As futuras obras, intervenções necessárias e o aumento na circulação em todo o sistema prometem gerar 10 mil empregos diretos e indiretos.

A Assembleia Legislativa tem papel fundamental para concretizar o projeto ferroviário de passageiros que vai beneficiar 11 municípios paulistas e 15 milhões de pessoas. Há um ano, era aprovado por unanimidade, o PL 912/2023, que promoveu uma adequação na Lei 17.386/2021, que garantia ao Estado a possibilidade de captação, junto a instituições financeiras, de empréstimos para investimentos em infraestrutura, em especial de mobilidade urbana e transporte intermunicipal.

Além do trabalho de criação e aprovação de leis para agilizar a saída do Trem Intercidades do papel, a Alesp também atua na discussão e troca de experiências para que o projeto seja o mais eficiente no dia a dia. Em outubro do ano passado, foi lançada na Casa a Frente Parlamentar para Discussão e Aprimoramento da Legislação e de Políticas Públicas da Malha Ferroviária do Estado de São Paulo.