Córregos da região Sul de Diadema passam por limpeza

Manutenção tem o objetivo de evitar enchentes e também é realizada em bueiros e galerias de águas pluviais

A Secretaria de Obras de Diadema, por meio do Departamento de Vias Públicas, concluiu o trabalho de limpeza que estava sendo executado no Córrego Viela Fortaleza, no bairro Eldorado. A manutenção começou no mês de junho último e foram desobstruídos os 500 metros do canal.

Também foi feita a limpeza do Córrego Olaria, no Sítio Joaninha, e do ribeirão que fica entre as ruas Tiguassu e Poaca, no Jardim Inamar. No final de dezembro último o córrego Grota Funda, no Eldorado, e o ribeirão da Rua Wagner, no Casa Grande, receberam manutenção e de dentro dos seus leitos foram retirados centenas de quilos de detritos. Para transportar todo o entulho foram necessárias 25 viagens de caminhão.

A conservação dos rios é realizada periodicamente, em média de seis em seis meses, para evitar enchentes e proliferação de insetos na cidade.

Diadema conta com 18 córregos importantes nas três bacias hidrográficas que integram o seu território (Bacia do Taboão, Billings e Couros) e, entre afluentes maiores e menores, a cidade possui cera de 64 km de cursos d’água. Além das manutenções programadas pela Prefeitura, outras intervenções são realizadas atendendo à demanda da população.

Limpeza de bueiros

Outra ação realizada pelo Departamento de Vias Públicas é a limpeza de bocas de lobo e poços de visita que fazem parte do sistema de drenagem do município. O trabalho é executado semestralmente, de forma manual e por equipamentos. O objetivo é diminuir os pontos de alagamentos nos bairros e deixar as galerias limpas para passagem das águas pluviais.