O custo total da reforma é aproximado ao valor dos dois viadutos novos que estão sendo construídos em São Bernardo
Será reinaugurado neste sábado (10), o Viaduto Independência, o primeiro viaduto estaiado do ABC. Uma das principais vias de São Caetano do Sul, que liga o município às outras cidades do Grande ABC e à Capital, o viaduto recebe, em média, cerca de 16 mil veículos por dia.
As obras de requalificação e modernização foram necessárias em virtude do estado crítico do Viaduto Independência, o que poderia comprometer a segurança dos motoristas caso as intervenções não fossem realizadas. A via foi construída em 1973 como transposição à via férrea Santos-Jundiaí.
As obras tiveram início no fim de 2022. Foram investidos R$ 53,6 milhões, sendo R$ 26 milhões referentes ao convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado e R$ 27,6 milhões pela Prefeitura.
Tentativa de construção de Novo Viaduto
Em 2015, na administração Paulo Pinheiro, houve a tentativa de construção de um “novo” viaduto no local, ao custo na época segundo jornais diários, de 20 milhões de reais.
Na época o viaduto já não era seguro para a quantidade de veículos que passava pelo local e necessitava de um novo, sendo a tramitação do empréstimo feita pelo então Ministro das Cidades – Gilberto Kassab, só que não avançou sua concretização; o mesmo aconteceu agora, e o então ministro virou Secretário de Estado em SP e a obra saiu.
Não a construção de um novo viaduto Independência, mas somente sua reforma que está sendo entregue agora, depois de quase dois anos ao custo de aproximadamente 54 milhões de reais, custo este parecido ao da construção de dois viadutos novos na cidade vizinha de São Bernardo.
Detalhes da obra
Remoção das tubulações de água existentes, construção de pórtico em estrutura de aço para fixar os estaios, construção de viga de apoio interna ao “caixão perdido” do viaduto para fixar os estaios, construção dos estais, içamento do vão central do viaduto, troca de todos os aparelhos de apoio, jateamento e lixamento das estruturas de concreto, recuperação de todas as juntas de dilatação do viaduto, demolição e recuperação do pavimento existente, recuperação da drenagem do viaduto, recuperação da iluminação pública em LED, sinalização viária e recapeamento completo.