Acolhimento noturno de pessoas em situação de rua triplica em Mauá

Com a queda brusca na temperatura, procura pelos serviços da Prefeitura aumento significativamente

Desde a última sexta-feira (9), os termômetros têm oscilado entre 7 ºC e 10 ºC ao longo do período noturno e madrugadas. Com essa queda brusca de temperatura dos últimos dias, a procura pelos serviços de acolhimento noturno da Prefeitura de Mauá triplicou. Na quinta-feira (8), por exemplo, foram recebidas 17 pessoas no Albergue. Na noite seguinte, esse número saltou para 57, nos dias 10 e 11/08, foram 50 e 53 acolhimentos, respectivamente.

Esse trabalho é a Operação Inverno 2024, coordenado pela secretaria de Assistência Social e conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria de Saúde, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal. O objetivo é oferecer um atendimento às pessoas em situação de rua, nas noites mais frias do ano. Além disso, os abrigos municipais ampliam a oferta de vagas no período noturno de 40 para 70.

Nas ruas, as equipes fazem a busca ativa, sempre que os termômetros marcarem menos de 15ºC, e tentam sensibilizar as pessoas para que se protejam do frio e procurem pelos serviços de acolhimento noturno do município. Quem aceita é levado ao Albergue Municipal ou ao Centro Pop. Além do pernoite, todos os atendidos têm acesso a itens de higiene pessoal e alimentação. Quem não aceita o acolhimento, também é atendido e recebe alimentação e cobertor.

Durante a vigência da Operação Inverno 2024, quem quiser acionar o serviço social pode realizar, 24 horas por dia, pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (GCM) ou das 8h às 17h, no número 4547-1061 com a equipe do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). O endereço é Avenida Washington Luiz, 625, Jardim Cerqueira Leite.