O evento reuniu agricultores urbanos da cidade que realizam o plantio saudável em 33 hortas comunitárias
Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Segurança Alimentar de Diadema (SESA) realiza o Café na Horta, ação que promove integração e troca de experiências entre agricultores urbanos do município.
Desta vez o evento foi na Horta Comunitária Gema, no Bairro Campanário, e aconteceu na última semana de julho. O primeiro café foi em 2022, na Horta Takebe, e o segundo na Horta Gazuza.
Para realizar a atividade comunitária, os participantes do programa municipal Agricultura Urbana se cotizaram e cada um levou um prato. O café também serviu para lembrar o Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho.
Além de muita conversa e boa comida, o Café na Horta teve seu lado cultural com declamação de poesias, de autoria própria, pela agricultora Teresa Lopes Paiva. A Banda Lira Musical de Diadema também se apresentou, tocando vários clássicos de compositores brasileiros.
Gerando renda
Participante do Agricultura Urbana há vários anos, Teresa cultiva seus canteiros na Horta Comunitária 8 de Dezembro, que fica próxima à Rodovia dos Imigrantes. Toda segunda quinta-feira do mês a agricultora leva verduras, chás e temperos para serem comercializados na Feira Noturna da Praça da Moça, que também abre espaço para que empreendedores populares vendam suas produções.
O Programa Agricultura Urbana de Diadema incentiva a plantação de alimentos sem uso de agrotóxicos, o consumo consciente e a geração de renda.