Facebook e Instagram removeram fake news de sobrinha de Orlando Morando
A candidata Flávia Morando (União Brasil), sobrinha do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), foi obrigada a remover uma fake news publicada em suas redes sociais contra o candidato Luiz Fernando (PT) e contra o ex-prefeito e atual ministro Luiz Marinho. A decisão foi publicada no último domingo pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) e a publicação já foi retirada do ar pelo próprio Facebook.
O juiz Mauricio Tini Garcia foi claro em sua decisão ao determinar a exclusão da postagem. “É sabido que a veiculação de propaganda eleitoral deve seguir regras estabelecidas na Resolução TSE 23610/2019, devendo combater a desinformação, caracterizada por publicações descontextualizadas, que se utilizem de montagens, recortes e outras tecnologias que possam confundir o eleitor quanto a sua veracidade. No presente, sem entrar no mérito do conteúdo veiculado, verifica-se que a imagem publicada no Instagram e Facebook, é objeto de montagem, com recortes de notícias descontextualizadas, com potencial para confundir o eleitor. Nesse ponto, portanto, quanto à forma usada, cabe a intervenção da Justiça Eleitoral”, escreveu.
Em suas redes sociais, Flávia Morando publicou uma fake news relacionando Luiz Fernando a duas matérias de jornais que falavam sobre corrupção envolvendo Luiz Marinho (PT), ex-prefeito de São Bernardo. Ambos não acumulam condenações e ocupam cargos públicos normalmente: Marinho é ministro do Governo Lula, sendo eleito deputado federal em 2022, enquanto o atual candidato petista é deputado estadual pelo terceiro mandato.
Luiz Fernando não poupou críticas aos ataques gratuitos. “Ela (Flávia) veiculou um post com desinformação, ataques e calúnias. Quem não tem o que apresentar opta pelo caminho das fake news. O baixo nível da campanha começou, mas a Justiça e o povo de São Bernardo não vão fechar os olhos para as mentiras”, declarou Luiz Fernando.
Mais polêmicas
Outros dois candidatos a prefeito de São Bernardo, Alex Manente (Cidadania) e Marcelo Lima (Podemos), também foram envolvidos em polêmicas com o clã Morando.
No último final de semana, Orlando Morando afirmou que “nos últimos oito anos, São Bernardo teve apenas um prefeito”, excluindo até mesmo seu antigo vice-prefeito das realizações.
Alex rebateu dizendo que trabalhou muito pela cidade como deputado federal, enquanto o antigo aliado, Marcelo Lima, ressaltou seu legado na Prefeitura.