Desemprego não é voltar à estaca zero

Amanda Magliaro Prieto

Amanda Magliaro Prieto

7 de Setembro

Você já foi demitido ou desligado? Talvez saiu de um emprego por estar destruindo sua saúde mental? Independente da razão, o sentimento pode ser o mesmo: susto, medo ou insegurança. Afinal, largar-se à instabilidade e ao desconhecido é desconcertante para qualquer um.

De repente nos perguntamos se somos realmente bons no que fazemos, de repente nos vemos duvidando se somos capazes de aprender, e no pior dos casos começamos a duvidar do que “achamos saber”. Alô, síndrome do impostor?

Pois é. Essas situações podem acontecer à qualquer um de nós, independentemente se éramos bons funcionários ou não.

Contudo, venho te lembrar que não é o fim. E que não, você não voltou à estaca zero.

Você com certeza adquiriu mais experiência para o seu currículo. Você com certeza aprendeu várias coisas que antes não sabia, o que claramente indica sua incrível capacidade de aprender. E tudo que está no seu currículo é prova do que aprendeu ou experimentou. Sim, certas habilidades podem estar enferrujadas, mas é questão de revisitar e relembrar. Não significa que você vai ter que aprender suas próprias habilidades do zero.

Hoje você é um profissional muito mais capaz do que era na última vez que ficou desempregado. Hoje você pode agregar muito mais. Hoje, você tem mais capacidade de criar conexões. Hoje, você é mais flexível para lidar com desafios.

Por isso, lembre-se: não, você não voltou ao início. Você não está na estaca zero. Você está apenas no check point da sua jornada. Você só está parando para respirar. Você está recapitulando e salvando todo seu progresso.

Então, não se preocupe demais.

Sua hora vai chegar novamente e a próxima fase está mais próxima do que imagina.