Haverá segundo turno em Santo André. É isso que aponta pesquisa de intenção de votos para prefeito, com respostas estimuladas, encomendada pelo Jornal Imprensa ABC junto ao Instituto Opinião. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob nº SP-04212/2024, foram entrevistados 600 eleitores acima dos 16 anos, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro.
As pessoas responderam a seguinte pergunta de forma estimulada: Se as eleições para prefeito de Santo André fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?
O resultado do cenário apontou uma disputa acirrada para ida ao segundo turno entre os candidatos à prefeitura. Eduardo Leite do (PSB) com 14,8% que ganha cada vez mais espaço e aos poucos se aproxima de Gilvan Junior (PSDB) que tem 29%, seguido por Bete Siraque (PT) com 12,3% e Luiz Zacarias (PL) com 11,3%. Coronel Sardano (Novo) aparece em quinto lugar com 4,3% e Clenilza (PCO) em último com 0,3%.
O que também chama a atenção são os números de pessoas que não sabem ou não responderam as perguntas, que representam 18,3% e os brancos e nulos com 8,3%.
O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os quatro primeiros colocados na pesquisa
Eduardo Leite está em seu terceiro mandato como vereador, tem histórico com a cidade de muito trabalho. Tem sua trajetória política pautada no aprendizado de vida pública com seu pai, seu ídolo, o já falecido Antonio Leite que também foi vereador e sempre teve grande laço com os andreenses através de seu trabalho na Câmara Municipal. Gilvan Junior (PSDB), indicado pela atual gestão, em sua campanha exalta seu trabalho como ex-secretário de saúde e ações governamentais. Já Bete Siraque (PT), já foi vereadora e tenta pela segunda eleição consecutiva se eleger prefeita, enquanto Luiz Zacarias (PL), atual vice-prefeito de Santo André, aguarda decisão judicial sobre sua candidatura.
Gilvan Junior é mais rejeitado do que Eduardo Leite e perde em região estratégica de Santo André
Gilvan Junior, embora lidere a pesquisa eleitoral do Instituto Opinião à Prefeitura de Santo André, está muito distante de alcançar a vitória no primeiro turno, frustrando os planos de seu “mentor”, o atual prefeito Paulo Serra. O sucessor tucano ao Paço Municipal tem uma “pedra no sapato” com nome e sobrenome: Eduardo Leite, candidato do PSB em segundo lugar no levantamento.
Vereador pelo terceiro mandato, Eduardo Leite conta com dois trunfos para se consolidar como principal adversário de Gilvan Junior.
O primeiro é a baixíssima rejeição. Apenas 14, 8% dos entrevistados pelo Instituto Opinião responderam que jamais votariam no candidato do PSB. A porcentagem é mais baixa que a do “pupilo” de Paulo Serra (15,5%).
O segundo fator positivo para Eduardo Leite (e negativo para Gilvan Junior) é a intenção de voto na zona oeste do município, região estratégica que pode definir o vencedor da eleição, composta por bairros como Campestre, Vila Palmares, Vila Guiomar e outros dez distritos. Somados, totalizam quase 100 mil habitantes.
Na pesquisa estimulada, Eduardo Leite lidera na região oeste com 21,9% das intenções de voto. Gilvan aparece na sequência, com 17,8%, na única localidade em que não figura na primeira colocação.
A perda da “invencibilidade” de Gilvan em uma importante região de Santo André coloca em xeque a capacidade de Paulo Serra de transferir votos e eleger um sucessor após dois mandatos com alto índice de aprovação.
O resultado do levantamento sinaliza a vontade do eleitor andreense de avançar nas conquistas da atual gestão, porém melhorar o que não deu certo, sobretudo na segurança pública, no atendimento da saúde e na habitação.