Prefeito e candidato à reeleição tem percentual de voto válido que pode conferir vitória no 1º turno
Prefeito de Diadema e candidato à reeleição, José de Filippi Júnior (PT) ampliou a liderança da pesquisa Data News Brasil/Jornal Imprensa ABC, com percentual válido que pode garantir vitória no primeiro turno. Filippi atingiu 51,33% das intenções de voto válido.
Pelas regras eleitorais, a disputa termina no primeiro turno quando um candidato atinge 50% dos votos válidos mais uma adesão.
Quando são computadas as intenções de voto de brancos, nulos e indecisos, Filippi lidera, com 45,08% das citações. O segundo colocado é o candidato do MDB, Taka Yamauchi, com 31,87%.
O ex-deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) é o terceiro, com 9,84%, e o ex-secretário de Gestão de Pessoas Gesiel Duarte (Republicanos) fecha a lista, com 1,04%. Ao todo, 7,7% disseram que vão votar em branco ou anular; 4,3% não souberam responder.
É a segunda rodada feita pela Data News Brasil sobre as eleições em Diadema. Na primeira, Filippi apareceu com 50,3% das intenções de voto válido, percentual que encerraria a disputa já no primeiro turno.
Outro levantamento feito pelo Data News Brasil envolve a pesquisa espontânea. Filippi está bem à frente, com 28,3% das respostas. Taka chegou a 15,2%, Márcio, 4,2%. O candidato do MDB, Taka Yamuchi, tem 16,7% de rejeição.
Já com relação à avaliação do governo Filippi, 54,3% disseram aprovar o mandato do atual prefeito de Diadema e 37,5% não aprovam. Não souberam dizer 8,2% dos entrevistados.
O Data News Brasil entrevistou 600 pessoas entre os dias 3 e 4 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro da pesquisa no TSE é SP-04741/2024.