O Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut) realiza neste sábado (14) mais uma de suas reuniões ordinárias (o grupo se reúne tradicionalmente todos os primeiros sábados de cada mês). O encontro ocorre a partir das 8h30 e, excepcionalmente neste sábado, a reunião será realizada na Biblioteca do Museu do Futebol e não mais no Auditório Armando Nogueira. A entrada será pelo elevador ao lado do restaurante Bubu, no lado oposto ao do auditório. (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº).
Segue a agenda do encontro de hoje, disponibilizada gentilmente por nosso amigo e coordenador do grupo, Alexandre Andolpho:
8h30/9h15. Aquecimento, com café da manhã.
9h15/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).
9h30/11h. “Algumas datas marcantes da história do futebol brasileiro”, com Gustavo Longhi de Carvalho. Gustavo é jornalista e pesquisador de futebol. Um dos fundadores do Memofut e vice-coordenador do grupo, tem seis livros publicados – cinco deles ligados ao futebol.
11h/11h15. Intervalo para café e foto.
11h15/12h15. “Doutor, eu não me engano: a curiosa relação de Silvio Santos com o futebol”, com Sérgio Paz. Sérgio é engenheiro elétrico, com graduações em Ciência da Computação, Educação Física e Turismo. Pesquisador de futebol e membro do Memofut, é torcedor do Corinthians, do Juventus e de vários outros clubes.
12h15/13h. Lançamento do livro “O futebol brasileiro e argentino: desavenças e mútua admiração”, de Aristides Almeida Rocha. Aristides possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela USP, sendo ex-diretor, professor titular aposentado e emérito da Faculdade de Saúde Pública da instituição. Membro do Memofut e do Panathlon Club São Paulo, é torcedor do São Paulo e tem vários livros publicados sobre esportes.
13h. Encerramento.
O Memofut foi fundado em março de 2007 por um grupo de abnegados pela literatura e memória do nosso futebol; as reuniões são abertas à participação gratuita dos interessados.