Por que fogem?

Faltam menos de 30 dias para as eleições que irão definir o futuro dos municípios do Brasil. Candidatos e candidatas às prefeituras tentam, a todo custo, mostrar suas propostas para melhorar as mais diversas questões para o povo das cidades que desejam representar.

Aqui no ABC não é diferente. Mas tem havido casos inusitados. Enquanto alguns pregam a continuidade do que está sendo feito, sem mostrar melhorias, outros mostram que há sempre possibilidade para o novo.

E para que isso fique mais evidente para o eleitor, principalmente aquele que ainda não sabe em quem votar, ou está desmotivado principalmente devido à polarização que tomou proporção gigantesca no país, e que afastou diversas pessoas das urnas nas últimas eleições presidenciais, os debates são cruciais.

E tem candidatos fugindo disso! Por que será?

Estratégia? Acreditamos que não, porque já foi comprovado que quem foge de debate acaba perdendo credibilidade entre o eleitorado.

Achar que já ganhou? Pode até ser, principalmente porque quem foge do debate é quem conta com o clima de “já ganhou” e não se importa em discutir com os demais candidatos, e muito menos com aquele que vai depositar a confiança neles por pelo menos os próximos quatro anos.

Medo de falar besteira? Essa pode ser a grande questão, já que muitos dos que fogem tem padrinhos que podem ter muito a perder em caso de derrota, e qualquer “jantada” dos opositores em um debate, pode colocar tudo a perder.

Medo do debate virar onda de ataques? Também é algo provável, já que tem sido uma coisa frequente desde a polarização, mas quem não tem rastros obscuros ou verdades que precisam ser escondidas, não precisa fugir, não é mesmo? E estes, nem deveriam participar das eleições, mas infelizmente sabemos que não é assim que as coisas funcionam.

Enfim, como sempre dizemos por aqui, o povo é inteligente e já está cansado da velha política – claro que tem aquela fração que ainda depende dos gargalos da política atual para sobreviver -, e sabe muito bem que cuidar das cidades vai muito além de promessas, asfalto novo e desculpas esfarrapadas.

Temos muitas questões importantes que precisam ser debatidas, principalmente quando vemos tantos problemas quanto ao clima, a saúde, a educação e a segurança pelos quatro cantos do país, e do mundo. E aqueles que não tem interesse em participar dessas discussões, não merecem ganhar o voto de confiança da população.

A mudança é necessária, e é possível!

A Direção