Segundo o Sehal, Departamento Jurídico salva empresas

Empresários precisam de apoio para não serem surpreendidos com processos trabalhistas que podem levar ao fechamento do negócio

“Se não fossem os serviços do Departamento Jurídico do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), seria tudo mais difícil. A vida de empresário no Brasil não é fácil e ter apoio, ser bem orientado e, principalmente, saber que tem uma instituição que atua em seu favor e te ajuda, faz toda a diferença!”, afirma Flávia Paschoalin, sócia-proprietária do restaurante Ghula Gulah, de São Caetano.

O depoimento da empresária exemplifica a necessidade de suporte para enfrentar os desafios do próprio negócio. “É importante estar informado, esclarecer as dúvidas para atuar dentro da Lei tanto para questões relacionadas à empresa quanto para o funcionário”, acrescentou Flávia.

Ela disse que usa os atendimentos à disposição e, embora não tenha tido muitos processos trabalhistas, quando precisou pôde contar com orientações precisas para solucionar o problema, com atendimento de excelência, segundo afirmou. Além disso, entender e aplicar a Convenção Coletiva da categoria é fundamental para uma boa atuação do estabelecimento. “Sempre fui bem orientada para seguir as leis corretamente”, afirmou.

Processo

De acordo com o Sehal, nem sempre o proprietário sabe que tem os serviços à disposição, da importância em se informar e da existência de uma Convenção Coletiva. Essa falta de conhecimento leva ao descumprimento da legislação e pode acarretar passíveis trabalhistas.

O presidente do Sehal, Beto Moreira, convida os associados a conhecer o trabalho especializado. “O nosso setor é um dos pilares da economia, porém sempre enfrenta dificuldades e precisa de apoio. Um bom negócio vai além de uma gestão convencional. Não se pode subestimar a questão jurídica e estar desprevenido para qualquer eventualidade. Sabemos que são riscos que podem, inclusive, levar ao fechamento da atividade”, acrescenta Moreira.

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.