Essa é a primeira vez, em oito anos, que um chefe do executivo mauaense obtém a aprovação de dois anos consecutivos de contas, de forma direta, sem a necessidade de qualquer recurso
A poucos dias do primeiro turno das eleições, o prefeito Marcelo Oliveira recebeu mais uma boa notícia. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou as contas do seu mandato referentes ao exercício de 2022 da gestão. A decisão foi anunciada pela Segunda Câmara do órgão fiscalizador, no item 53, em sessão realizada na terça-feira (01). Essa aprovação acontece após a análise das finanças e da administração pública do município durante o período, confirmando a transparência e a boa utilização dos recursos públicos.
Além disso, as contas de 2021, também já haviam sido aprovadas pelo TCE, tiveram sua decisão ratificada pela Câmara Municipal. A sequência de aprovações representa um marco para a gestão Marcelo, sendo a primeira vez, em oito anos, que um chefe do executivo mauaense obtém a aprovação de dois anos consecutivos de contas sem a necessidade qualquer recurso.
“Essa é a prova de que é possível cuidar da cidade e das pessoas, e ser responsável com os impostos que cada cidadão paga. Estamos reconstruindo Mauá com a responsabilidade que a missão exige, muitas obras, muitas políticas, mais desenvolvimento, sem comprometer o orçamento, além da capacidade da Prefeitura de honrar compromissos. Tudo isso forma um ambiente positivo para investimentos na cidade, na certeza que o desenvolvimento econômico e social segue o caminho correto”, afirma o prefeito.
Essa conquista reforça a credibilidade e o comprometimento da administração de Marcelo Oliveira com a responsabilidade fiscal e a governança pública, destacando-se em um cenário onde a análise e aprovação de contas públicas muitas vezes enfrentam entraves e questionamentos.
É importante lembrar que seu antecessor, Atila Jacomussi, teve as quatro contas de seu mandato reprovadas entre 2017 e 2020, tanto pelo TCE, quanto pela Câmara Municipal.
Gestão Marcelo Oliveira é referência em transparência fiscal, também na esfera federal
A reestruturação financeira da Prefeitura de Mauá, comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira, é reconhecida na esfera estadual e federal. Neste ano, a cidade recebeu nota A no ranking divulgado pelo Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público), do Tesouro Nacional, quando o assunto é transparência fiscal.
Entre 2020 e 2023, Mauá saltou dos 61,23 pontos, para os atuais 143,8. Saindo da nota D, para A e subindo de 3940ª, em nível nacional, para 116ª.
No estado de São Paulo a evolução no ranking foi de 571º para 9º lugar. E atualmente é a melhor classificada na região metropolitana de São Paulo.
“Para nós, poder ser transparentes com o Tesouro Nacional e com o munícipe é fundamental. Dar visibilidade àquilo que é realizado, era uma bandeira defendida em nosso plano de governo, em especial nas finanças. Encontramos a situação muito complicada, mas com responsabilidade e transparência, consertamos esse cenário”, comentou o prefeito Marcelo Oliveira.