A reunião número 168 do Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut), ocorre amanhã (5), a partir das 8h30, no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº). Abertos ao público, os encontros do Memofut são realizados mensalmente no Pacaembu, em regra sempre no primeiro sábado de cada mês.
No encontro de logo mais, a homenagem aos pioneiros do futebol de várzea da região do Ipiranga, através de parceria do Memofut e o Museu do Futebol, abre a reunião. Segue agenda completa da 168ª Reunião do Memofut.
8h30/9h15. Aquecimento, com café da manhã.
9h15/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).
9h30/10h45. “Livros e pesquisas em história do futebol”, com Cássio Augusto Guilherme. Cássio é doutor em História e professor universitário federal. Atualmente pesquisa e escreve sobre a história do futebol no Brasil. É autor de dois livros sobre a história do São Paulo – “Anos 1970” e “A Máquina Tricolor (1980-1984)”, ambos pela Paco Editorial – e está concluindo um sobre o período dos “Menudos do Morumbi”. No bate-papo, Cássio falará sobre a história do São Paulo e a cena bibliográfica/livreira do futebol.
10h45/11h45. “Doutor, eu não me engano: a curiosa relação de Silvio Santos com o futebol (parte 2)”, com Sérgio Paz. Sérgio é engenheiro elétrico, com graduações em Ciência da Computação, Educação Física e Turismo. Pesquisador de futebol e membro do Memofut, é torcedor do Corinthians, do Juventus e de vários outros clubes.
11h45/12h. Intervalo para café e foto.
12h/13h15. “Algumas datas marcantes da história do futebol brasileiro (parte 2)”, com Gustavo Longhi de Carvalho. Gustavo é jornalista e pesquisador de futebol. Um dos fundadores do Memofut e vice-coorde-ador do grupo, tem seis livros publicados – cinco deles ligados ao futebol.
13h15. Encerramento.