Santo André amplia via na Cidade São Jorge e avança em obras de usinas de energia

Rua Espírito Santo ganhou mais 180 metros de extensão ao lado do parque de geração de energia solar

O Bairro Cidade São Jorge em Santo André, vai ganhar a extensão da Rua Espírito Santo e duas usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas ao lado, próximas ao aterro sanitário.

A via pública recebeu mais 180 metros de extensão (1.200 m² de asfalto), o que vai facilitar o deslocamento para moradores do Bairro Cidade São Jorge, Comunidade do Troca-Tapa e arredores, e teve a vistoria do prefeito Paulo Serra.

Este novo trecho já conta com pavimentação no padrão do programa Rua Nova e iluminação pública conforme o Banho de Luz. Estão sendo implementadas ainda outras vias ou continuações, casos da Rua Madre Cabrini (que passará entre as usinas fotovoltaicas), Rua Alagoas e Rua Goiás.

As duas usinas fotovoltaicas vão contar, com aproximadamente 3,8 mil placas para captação dos raios solares e transformação em energia, em área total de cerca de 25 mil m². Todo o espaço ainda recebeu cerca de 400 metros de galerias, que serão fundamentais no que diz respeito à drenagem daquela região, e vai contar também com área de lazer, com quadra, pista de caminhada e outros.

Do parque de geração de energia solar composto por quatro usinas anunciado em março de 2023, as duas primeiras usinas (Jd. Las Vegas e Av. dos Estados) já foram inauguradas, com perspectiva de a terceira e a quarta entrarem em operação entre o fim deste ano e o início de 2025.

A vida útil plena estimada para as usinas fotovoltaicas é de 30 anos. Os sete primeiros anos serão dedicados ao pagamento do investimento. Para os outros 23 anos a estimativa de economia da administração pública andreense é de R$ 138 mi.

A energia elétrica gerada no conjunto de usinas será disponibilizada para a Enel. Em troca, a concessionária vai fornecer para a cidade créditos que serão utilizados para reduzir o valor da conta de luz de prédios públicos.

A iniciativa da implantação do parque fotovoltaico contempla um dos pontos do Plano de Metas, que integra o programa Santo André 500 anos, em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável do país, fomentando o uso de energias renováveis e combatendo a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.