Doze postos do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), instalados no Poupatempo, vão encerrar o atendimento ao público a partir de 1º de janeiro de 2025.
Serão desativadas as unidades da Sé, Lapa, Santo Amaro, Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo. O posto do Poupatempo Itaquera, por sua vez, encerrará as atividades no próximo dia 13 de dezembro.
Os eleitores continuarão tendo acesso aos serviços da Justiça Eleitoral paulista por meio da página de Autoatendimento Eleitoral e, presencialmente, nos cartórios eleitorais (consulte os endereços e telefones).
Novas unidades no interior
O projeto do TRE-SP para assumir as despesas com a implantação de novas sedes de cartórios no interior permitiu a locação de imóveis para cidades que contam com os serviços do Poupatempo, como Carapicuíba, Diadema, Franca, Mogi das Cruzes, Santo André e São Bernardo do Campo.
A abertura das novas sedes agregou as zonas eleitorais desses municípios em prédios únicos, com espaço centralizado para atendimento de eleitores e eleitoras, de modo que a manutenção dos postos de Poupatempo nessas localidades tornou-se onerosa em razão do compromisso do Tribunal de arcar com as referidas locações.
A estimativa do custo para manutenção dos 13 postos de Poupatempo é de cerca de R$ 6 milhões para 2025. Com a desativação das unidades, a verba será realocada para a cobertura das locações dos imóveis do interior.
A operacionalização e administração dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral nos postos de Poupatempo eram realizadas por meio de convênio firmado com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).